A gestão financeira é o fator mais importante dentro da administração de uma empresa, independentemente de seu mercado ou tamanho. É ela que possibilita a gestão de todos os recursos do negócio e facilita o fortalecimento e o crescimento do empreendimento.
É papel do gestor financeiro identificar possíveis pontos de melhoria, como a troca de fornecedores visando reduzir o custo, as oportunidades não exploradas, uma possível revisão de regime tributário em busca de menores impostos, entre outros.
A tecnologia é outro fator muito importante no atual cenário dos mercados. Ela pode ajudar no controle, registro e contabilidade das empresas, otimizando as ações e o tempo empregado e fornecendo diversos gráficos e relatórios que ajudam na interpretação de informações que seriam complexas sem o seu auxílio.
Há diversos sistemas e aplicações que podem ser usados. Eles muitas vezes integram os sistemas internos das empresas com bancos e fornecedores, além de automatizar processos de modo a minimizar o trabalho e maximizar o controle.
Por fim, com uma boa gestão financeira implantada, seguindo sempre o planejamento, o empreendedor terá o controle da empresa e poderá priorizar os pontos mais importantes: os resultados e os lucros.
Fonte: sebrae.com.br