O que é franchising?
Franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o franqueador (dono da franquia) cede ao franqueado (pessoa com o desejo de abrir a franquia) o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.
A franquia é um modelo de negócio muito interessante para os empreendedores, pois permite o uso de uma marca já consolidada, testada e padronizada, diminuindo assim os riscos e problemas de administração.
Um bom meio de decidir se uma franquia é a melhor opção de negócio é conhecendo suas vantagens e desvantagens. Por isso, trouxemos detalhadamente para você essas informações, explicando cada uma delas. Vamos lá?
Vantagens
Como o franqueador dispõe de um cadastro financeiro respeitável, o franqueado pode usufruir de descontos nos preços, prazos mais longos e pagamentos em condições especiais. O franqueado terá também a possibilidade de beneficiar-se da vantagem competitiva de seu franqueador, uma vez que seus produtos e/ou serviços já foram testados no mercado.
– Apoio do franqueador;
– Existência de um plano de negócio;
– Maior garantia de mercado;
– Melhor planejamento dos custos de instalação;
– Economia com propaganda;
– Independência jurídica e financeira;
– Possibilidade de pesquisa e desenvolvimento.
Microfranquias
As microfranquias cresceram 45,1% em número de marcas nos últimos três anos, contando com 557 redes no final de 2016, segundo informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Nas redes que operam exclusivamente com esse formato, o investimento médio inicial é de R$ 44.167,00, incluídos taxa de franquia, capital de giro e custos de instalação.
Tanto nas redes que atuam com mais de um formato quanto nas que operam exclusivamente com microfranquias, a atividade dos franqueados é predominantemente comercial. Porém, como nas franquias, é necessário que o interessado siga alguns passos básicos antes da aquisição, como: conhecer o sistema de microfranquia, analisar o próprio perfil, avaliar a capacidade de investimento, entre outros.
Fonte: sebrae.com.br